• Enfermagem do Trabalho

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

O que faz o especialista em Enfermagem do Trabalho? 

O profissional de Enfermagem com Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho tem como missão cuidar da saúde dos trabalhadores. Ele atua em empresas públicas ou privadas dos mais diferentes setores; hospitais; comércio; indústria, sindicatos, construção civil; instituições de ensino e de saúde; centrais de logística; portos e aeroportos. Também é absorvido em empresas de consultoria e treinamento voltadas à segurança do trabalho. 


Entre as tarefas desempenhadas pelo Enfermeiro do Trabalho estão a identificação de riscos de acidentes e lesões ocupacionais, desenvolvendo técnicas para neutralizá-los ou controlá-los; e a orientação do empregador e dos trabalhadores para que o ambiente de trabalho seja seguro e motivador de um comportamento prevencionista. Cabe a este profissional, inclusive, conhecer a relação risco-doença e propor formas de promoção à saúde do trabalhador. 


No Estado de São Paulo, a média salarial é R$ 3.850,03 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Por que estudar Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho?

A Norma Regulamentadora 4 (NR4), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os critérios para organização dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Entre eles, está a obrigatoriedade de as empresas terem em sua equipe um Enfermeiro do trabalho e um Auxiliar de enfermagem do trabalho.


Diante disso, as empresas que cumprem a lei e levam a sério a missão de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, não dispensam um Enfermeiro especializado em sua equipe – seja como funcionário ou como profissional terceirizado. 


A presença de um Enfermeiro do Trabalho no dia a dia de uma organização colabora para que os funcionários que nela atuam tenham mais segurança e, consequentemente, desempenhem melhor suas funções. Eles trabalham sabendo que há um acompanhamento em saúde e segurança que estará à disposição para atendê-los quando necessário.

Pré-requisitos

Para cursar a Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho o aluno precisa ter a formação Técnica em Enfermagem.

Por dentro do curso

O Curso é reconhecido pelo MEC e fiscalizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), que respalda e fiscaliza todos profissionais da área da Enfermagem. É regulamentado pela Lei nº 7498 de 25/06/1986 e conta com parecer técnico do Centro Paula Sousa. 


No curso, o aluno aprenderá disciplinas como Segurança no Trabalho; Enfermagem do Trabalho; Fisiologia do Trabalho e Ergonomia; Doenças ocupacionais e Toxicologia; Higiene do Trabalho e Saneamento do Meio; Diretrizes políticas, Legislação do Trabalho e do Exercício Profissional; Epidemiologia e Estatística Aplicada à Saúde; Ciências Sociais e Psicologia Social; Fisiologia do Trabalho e Ergonomia e Organização do Serviço de Saúde e Ética Profissional. 


A formação requer 440 horas – 360 horas de aulas teóricas e práticas, além de 80 horas de estágio supervisionado. 

Diferenciais do curso

- Aulas teóricas e práticas com professores graduados, especialistas e mestres em Saúde; 

- Salas de aulas estruturadas com equipamentos audiovisuais e laboratórios modernos para facilitar o aprendizado do aluno;

- Conteúdo definido com base nos protocolos de Saúde, constantemente atualizado pela equipe pedagógica do Colégio.



O que torna o 24 de Março ainda mais especial

Referência na formação de profissionais de Saúde:

O Colégio 24 de Março é reconhecido no mercado como um centro de formação em excelência

de profissionais na Saúde. Atuamos no mercado desde 1979 e já formamos mais de 245 mil alunos.


 

Excelente localização:

Todas as unidades do Colégio 24 de Março estão localizadas em pontos de fácil acesso.

 


Estágio garantido:

Todos os alunos aprendem também na prática.

A rede possui convênios com empresas da área, garantindo o estágio ao aluno.

 

Share by: